Fins e Objetivos
Desenvolver nas crianças habilidades de ordem física, motora, cognitiva, afetiva, estética, de relação interpessoal e de inserção social.
Organização do cotidiano junto às crianças
- Movimento, com jogos, brincadeiras, dança e práticas esportivas
- Música
- Artes Visuais com trabalhos manuais, pintura, desenho, etc.
- Linguagem Oral e Escrita
- Matemática
- Natureza e a Sociedade, proporcionando o desenvolvimento sócio cultural
- Inglês a partir dos 3 anos
- Artes Cênicas desenvolvendo a cooperação e união, visando o trabalho em equipe
Concepção da Criança, de Desenvolvimento Infantil e de Aprendizagem
A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas.
Tem desejo de estar próxima às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente.
Ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, as crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendo aprender nas trocas sociais com diferentes crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas.
Para se desenvolver, portanto, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelece.
Algumas das Articulações da Instituição com a Família e a Comunidade
- Diálogo aberto com as famílias, considerando-as como parceiras e interlocutores no processo educativo infantil
- Trabalhos com a diversidade e o convívio com a diferença que possibilitam a ampliação de horizontes
- Desenvolvimento da capacidade de ouvir, observar e aprender com as famílias
Estabelecimento de canais de comunicação diários com os pais - Partilha com os pais do desenvolvimento infantil e informações relevantes sobre as crianças